Alunos do 7º ano realizam trabalho sobre danças típicas

Arquivado em: Destaques,Notícias |

Slide20Na manhã da última sexta-feira (06/10/2017), os alunos do 7º ano desenvolveram o trabalho sobre as danças típicas brasileiras siriri, carimbó, forró, baião e pau de fitas que surgiram da influência européia, indígena e africana. A iniciativa da atividade partiu da professora Vania Menezes após estudar esse tema com os alunos. De início, as crianças abraçaram com bastante entusiamos e realizaram um belo trabalho mostrando total aprendizado do assunto.

O siriri é uma dança folclórica da Região Centro-Oeste do Brasil (Mato GrossoMato Grosso do Sul e Goiás), e faz parte das festas tradicionais e festejos religiosos.

O carimbó é é um ritmo musical amazônico e também uma dança de roda de origem indígena, típica da região norte do estado do Pará, no Brasil, influenciado por negros (percussão e sensualidade) e portugueses (palmas e sopro).

O forró é um estilo de dança e gênero musical influenciado por africanos e europeus, fruto de ritmos musicais tais como baião, xote e xaxado.

Já o baião é um gênero de música e dança popular da região Nordeste do Brasil, derivado de um tipo de lundu, denominado “baiano“, de cujo nome é corruptela e o pau de fitas  é uma dança folclórica coreografada originária da Europa.

 

OUTRAS NOTÍCIAS