Enem 2018: 10 dicas de como elaborar uma ótima redação!

Compartilhe!

A importância do ENEM está no fato do exame ser a porta de entrada para as melhores universidades públicas e privadas do país ou no exterior. A nota do ENEM 2018 pode ainda ser utilizada para participar de programas do Governo como: Sisu, ProUni, Fies e outros.

Ainda não começou a estudar? Pois comece agora mesmo! Uma boa dica é a redação!

Redação

É comum entre os candidatos manter o foco nas disciplinas mais difíceis e deixar por último a parte dissertativa, a temida redação, que tem grande peso no cálculo da nota final da prova. A redação tem o valor de 0 a 1.000 pontos.

Se você vai prestar o ENEM 2018, confira 10 dicas especiais que farão sua redação brilhar garantindo uma excelente nota!

1 – Preparação (Informe-se)

Ninguém sabe qual será o tema da redação do ENEM 2018, mas é tradição da banca escolher assuntos da atualidade. Portanto é importante ficar atento as principais notícias no Brasil, o que ocorre no exterior pode até surgir na redação, mas apenas como fator secundário e elemento de comparação. Procure demonstrar no seu texto conhecimento sobre o tema em relação à nossa realidade.

2 – Rascunho (Rabisque suas ideias)

Antes de começar a escrever, faça um rascunho com as principais ideias sobre o tema.

Entenda se o seu texto será uma dissertação (explicação ou exposição de ideias de acordo com seu ponto de vista) ou argumentação (defesa de argumento, que pretende convencer o leitor sobre o seu ponto de vista). Quando você for capaz de imaginar o texto, é hora de começar a escrever.

3 – Estilo (evite a primeira pessoa)

No ENEM as redações devem ser impessoais, isto é, redigidas em terceira pessoa do plural. Evite utilizar chavões “em minha opinião”, “eu acho que”, “eu considero”, afinal, textos em primeira pessoa são zerados. Por outro lado deve-se evitar a voz passiva. Use a ativa, desta forma o texto torna-se mais conciso e de fácil compreensão. A passiva deixa sem graça, cansativo.

4 – Gramática (atenção nas regras)

Gramática correta e caligrafia legível são essenciais para uma boa nota na redação. A dica aqui é treinamento! Escreva o máximo possível antes da prova e atenção aos erros. Lembre-se de revisar o texto todo (se houver tempo).

5 – Introdução (primeira impressão)

O primeiro parágrafo serve como uma introdução à linha de pensamento que você irá seguir. Dedique algum esforço na apresentação do assunto. É importante que o primeiro parágrafo prenda a atenção de quem está lendo.

6 – Clareza e coesão (não se perca)

Atenção para o raciocínio do seu texto, procure não se perder nas ideiasseja simples, direto e claro. Uma dica é trabalhar com parágrafos mais curtos (cerca de 3 a 5 linhas). Como dito anteriormente, revise sempre que possível a gramática e também a coesão. O texto deve fazer sentido do começo ao fim.

7 – Desenvolvimento (conteúdo)

É aqui que você deve demonstrar seu conhecimento. Utilize dados (reais) históricos e estatísticos, estudos, comparações e citações sobre o assunto. A ideia aqui é que seu texto traga conteúdo relevante e não apenas “achismos”. Afinal ninguém gosta de ler um texto vago, que não acrescente nada, certo?

8 – Contra-argumentos (diferentes pontos de vista)

Se o tema tratar de um assunto “polêmico”, é interessante trazer visões opostas e diferenciadas das que você mesmo colocou. O objetivo é gerar reflexão, isso deixa o texto mais instigante. Mas cuidado, mantenha sempre certa neutralidade, você deve escrever de acordo com a sua ideologia. Lembrando que ideias ofensivas, preconceituosas e muito radicais não serão bem vistas no momento da correção.

Nesse quesito houve uma alteração realizada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em novembro de 2017 quer entender melhor » clique aqui «

9 – O que não fazer?

Algumas dicas do que você deve evitar no seu texto:

– Evite chavões, gírias, provérbios e citações;
– Não use palavras rebuscadas, que sejam de difícil conhecimento, mostrar que você possui um vasto vocabulário não é sinônimo de boa nota na redação;
– No final, evite anunciar o desfecho, isso enfraquece o texto, expressões como “em suma”, “concluindo”. Prefira utilizar “Assim”, “portanto” e equivalentes para manter um encerramento mais fluido e interessante.

10 – Conclusão (fechamento)

O final do texto é tão importante quanto a introdução, de nada adianta causar uma boa impressão no início e desenvolvimento e decepcionar no desfecho. É o momento que você deve apresentar os resultados de seus argumentos. É importante propor soluções para as dúvidas e problemas que você levantou no decorrer do texto, tendo o seu ponto de vista com maior destaque.

 

FONTE: Nova Concursos