Instituto de Ensino Dom Quixote realiza projeto sobre inclusão

Compartilhe!

Slide2Na tarde da última da quarta-feira (19/09) o Instituto de Ensino Dom Quixote realizou no auditório da Academia de Letras a culminância do Projeto “Ninguém é igual a ninguém, viva a diferença” com o objetivo de discutir sobre a inclusão de pessoas com deficiência enfatizando as leis, os direitos e os deveres.  O Projeto foi idealizado pelas professoras Tatiane Araújo e Simone Leite com os alunos do 5º e 9º ano sendo abraçado por toda a equipe do IEDQ. O evento que é um projeto interdisciplinar  fez alusão ao dia 21 de setembro que é o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. Durante a culminância os alunos apresentaram o resultado das pesquisas bibliográficas e de campo que realizaram ao longo do projeto, bem como uma roda de conversa muito proveitosa sobre o tema em questão foi realizada com profissionais do IEDQ e do município de Valença. Fizeram parte da roda de conversa os seguintes profissionais e pais de crianças com deficiência: Jossiane Santos- Psicopedagoga, Edinalda Lima – professora de Língua Portuguesa  representante do IEDQ, Aparecida Araújo-Psicóloga do IEDQ e do Município, Mayra Rosa – Assistente Social do Município, Walmarya Moura- Secretária Municipal de Saúde, Elaine Moura- Fonoaudióloga do Município, Siumara Dantas – professora de Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS, Daniel  Lima – Especialista em Libras e Tio/Pai de uma criança com deficiência, Maísa Ferreira – Mãe de uma criança com deficiência e a Fátima Caetano – Vereadora Municipal.

O evento foi conduzido pela diretora Ana Belisa Sousa Lima Verde e contou com a presença dos membros da equipe do IEDQ, bem como a presença  dos alunos do Joaquim Manoel com professor Ronaty Sousa e pais e familiares dos alunos.

 

O projeto foi encerrado com uma bela apresentação dos alunos do 5º ano que interpretaram a música “Ninguém é igual a ninguém”.

O Instituto de Ensino Dom Quixote agradece a presença de todos e busca cumprir seu papel social formando cidadãos conscientes com seu papel social.