Olimpíada Nacional de Ciências – ONC 2019

Arquivado em: Destaques,Notícias |

logo_2019

A Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) é promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC) e constitui um programa da Sociedade Brasileira de Física (SBF), Associação Brasileira de Química (ABQ), Instituto Butantã e Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), responsáveis por sua execução por intermédio da Universidade Federal do Piauí (UFPI), com os seguintes objetivos:

  • Despertar e estimular o interesse pelo estudo das ciências;
  • Aproximar as instituições de ensino superior, os institutos de pesquisa e sociedades científicas das instituições do ensino médio e do ensino fundamental;
  • Identificar talentos para as ciências e incentivar o ingresso desses alunos nas áreas científicas e tecnológicas;
  • Proporcionar desafios aos alunos visando o aprimoramento de suas formações.

As olimpíadas do conhecimento existem como forma de incentivo a estudantes de um modo geral, descobrindo novos talentos e incentivando a boa prática de se estudar, não como forma de “competição”, mas como incentivo.

Em 2019 as provas da ONC vão contemplar as disciplinas de física, química, biologia e astronomia. As provas buscam aferir o conhecimento integrado dos participantes nesses temas, via resolução de problemas.

Podem participar estudantes regularmente matriculados na rede pública ou privada no 9º ano do Ensino Fundamental e nas 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio e estudantes da 4ª série do Ensino Técnico e que não tenham ingressado em curso superior. O site da ONC disponibiliza os exames das edições anteriores, que podem ser utilizados como forma de preparação (http://www.onciencias.org/exames).

A participação na ONC é isenta de taxas para as escolas e para os alunos. As escolas se inscrevem através de seus representantes, disponível 24 horas por dia, 365 dias por ano. Os alunos devem ser inscritos no período de 01/06/2019 a 06/08/2019.

A 1ª fase acontece na própria escola, entre os dias 15 a 17/08/2019. A escola escolhe em qual destes dias (e horário) seria mais conveniente para a aplicação da prova.

A 2ª fase ocorre exclusivamente no dia 21/09 das 14h00 às 17h00 (horário de Brasília) por meio dos coordenadores estaduais, que definem pólos para a aplicação destes exames.

Até o dia 01/11 serão divulgados os resultados da ONC e no dia 28/11 ocorre a solenidade de premiação, na capital do estado que tiver maior número de alunos premiados.

 

Os nossos alunos do 9º ano irão realizar a 1ª fase da ONC amanhã dia 16/08 na aula de Química.

Boa prova!

OUTRAS NOTÍCIAS