O Instituto de Ensino Dom Quixote realizou na manhã dessa sexta feira (18/03/2016) uma caminhada pelas principais ruas da cidade de Valença, foi mais uma etapa do Projeto Educação e Cidadania Associada ao Combate ao Aedes aegypti. Fizeram parte da caminhada alunos do 2º ao 9º ano, a Coordenadora Annejose Carvalho e os Professores do IEDQ, portando faixas e cartazes, foram acompanhados por músicas animadas com letras que alertam para os cuidados que a sociedade precisa ter para combater a dengue, o zika vírus e a febre chikungunya.

O Projeto Educação e Cidadania Associada ao Combate ao Aedes aegypti, está sendo desenvolvido com o objetivo geral de trabalhar junto a comunidade escolar e a população valenciana, visando conscientizá-las quanto a importância de prevenir o Aedes aegypti .


O Projeto de autoria das professoras de Ciências Rejane Vieira e Siumara Moura visa conhecer as diversas formas de contágio, prevenção e tratamento da dengue, do zika vírus e da febre chikungunya; identificar as causas de ocorrência de epidemias; entender que essas doenças interferem no aproveitamento escolar, pois afasta a criança da escola; conhecer a origem do mosquito Aedes aegypti; identificar as regiões mais afetadas; ler e construir gráficos e tabelas que representem números de óbitos dessas doenças ocorridos no município; entender como o aquecimento global pode interferir na proliferação do Aedes aegypti ; adquirir hábitos e atitudes que colaborem para acabar com o mosquito e com a dengue, o zika vírus a febre chikungunya, desenvolver a cidadania e aplicar os conhecimentos adquiridos.
Durante o mês de fevereiro foram realizadas várias fases do Projeto com todos os alunos. Na Educação Infantil, as professoras desenvolveram em aulas expositivas atividades interdisciplinares, produziram com os alunos cartazes, confeccionaram máscaras e o mosquito Aedes aegypti e passaram vídeos relacionados ao tema. No Ensino Fundamental I e II, as docentes desempenharam o assunto através de aulas, onde os alunos assistiram vídeos e em seguida realizaram a coleta de recipientes que podem permitir a proliferação do mosquito nas ruas próximas a Escola e aplicaram questionários em algumas residências.



“Está previsto para o dia 05 de abril, podendo ainda haver alterações, o encerramento e a culminância do Projeto com a palestra do Profissional de Saúde e a apresentação do Jornal Interdisciplinar”, afirma a Coordenadora Annejose Carvalho.
Publicado por: Assessoria de Comunicação IEDQ