Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar será aplicada dia 21 de maio com os alunos do 9º ano

Compartilhe!

A PeNSE é uma pesquisa realizada com escolares adolescentes, desde 2009, em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e com o apoio do Ministério da Educação (MEC). O objetivo da pesquisa é subsidiar o monitoramento de fatores de risco e proteção à saúde em escolares do Brasil. Além disso, identifica as questões prioritárias para o desenvolvimento de políticas públicas voltadas para a promoção da saúde em escolares, em especial o Programa Saúde na Escola (PSE).

Em suas três edições, nos anos de 2009, 2012 e 2015, o questionário da pesquisa abordou os quatro fatores de risco em comum para as doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) (tabagismo, sedentarismo, alimentação inadequada, consumo de álcool) e, também, os seguintes temas: aspectos socioeconômicos; contexto social e familiar; experimentação e consumo de drogas; saúde sexual e reprodutiva; violência, segurança e acidentes; percepção da imagem corporal, entre outros1,2,3. Nas edições de 2012 e 2015, obteve-se também informações sobre características do ambiente escolar aos quais os adolescentes incluídos na pesquisa estavam expostos.

A edição da PeNSE deste ano será realizada dia 21 de maio com os alunos do 9º ano. Os primeiros resultados desta edição deverão ter divulgação em 2020.