O Instituto de Ensino Dom Quixote comemorou com palestra, vídeos, textos, apresentações e comidas típicas na manhã desta quinta-feira (19/04/2018) o Dia do Índio, na ocasião, as professoras e os alunos foram caracterizados com adereços indígenas. A palestra foi ministrada pelo professor e historiador Antonio José Mambenga que explanou o tema: Os Índios no Brasil para os alunos do 2º, 3º, 4º e 5º ano. A palestra foi idealizada pelas professoras: Miridan, Frayla, Ciene e Rejane. Já as turmas da Educação Infantil, também conheceram um pouco mais sobre a vida e a importância dos Índios por meio de vídeos, textos e explicações sobre os Índios no Brasil.
Comemorações e importância da data
Neste dia do ano ocorrem vários eventos dedicados à valorização da cultura indígena. Nas escolas, os alunos costumam fazer pesquisas sobre a cultura indígena, os museus fazem exposições e os municípios organizam festas comemorativas. Deve ser também um dia de reflexão sobre a importância da preservação dos povos indígenas, da manutenção de suas terras e respeito às suas manifestações culturais.
Devemos lembrar também, que os índios já habitavam nosso país quando os portugueses aqui chegaram em 1500. Desde esta data, o que vimos foi o desrespeito e a diminuição das populações indígenas. Este processo ainda ocorre, pois com a mineração e a exploração dos recursos naturais, muitos povos indígenas estão perdendo suas terras.