Dia Mundial da Conscientização do Autismo

Compartilhe!

IMG_20190402_073246_032A Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o dia 2 de abril como o Dia Mundial da Consciência do Autismo. Mobilizou-se, assim, para mostrar ao mundo que há pessoas um pouco diferentes das outras, mas que, na sua essência, são tão humanas quanto todos.
É uma disfunção neurológica que não tem cura e o melhor tratamento é a estimulação em todas as áreas.
Sabe-se que ele afeta o desenvolvimento relacionado à comunicação, interação social e imaginação e que, na maioria das vezes, dificulta o exercício da vida autônoma, dentro dos padrões ditados pela normalidade, daí a necessidade de que a criança seja estimulada e atendida o mais cedo possível.
Autismo é uma palavra desconhecida para muitos. Dessa forma o Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo busca esclarecer o que vem a ser o Autismo e disseminar informações sobre a importância do diagnóstico e da intervenção precoce. Sobre o autismo O Autismo é um Transtorno Global do Desenvolvimento (também chamado de Transtorno do Espectro Autista), caracterizado por alterações significativas na comunicação, na interação social e no comportamento da criança. Essas alterações levam a importantes dificuldades adaptativas e aparecem antes dos três anos de idade, podendo ser percebidas, em alguns casos, já nos primeiros meses de vida (não sorri, não imita o comportamento dos pais, choro excessivo, não gosta de ficar no colo). Cada pessoa com autismo tem características próprias, mas existem alguns sinais que costumam ser mais comuns (alguns podem estar presentes e outros não, com intensidade diferente em cada caso). Estes sinais podem ser percebidos no ambiente familiar, social e/ou escolar.

#IEDQ #ODomdeEducar #diadaconscientizaçãodoautismo