Na última semana de férias, regularizar os horários das crianças é o desafio da casa

Compartilhe!

A uma semana do início das aulas, as famílias começam a se preparar para a rotina das crianças. Especialistas dão dicas para que este não seja um evento traumático para pais e filhos. Envolver a criança no planejamento, como a compra e organização do material escolar, por exemplo, pode tornar o retorno melhor, diz Isabella Cunha, psicopedagoga do Centro Educacional da Lagoa.

— Os pais também devem observar se depois do início das aulas os filhos ficam apáticos ou afastados, o que pode ser um sinal de não adaptação. Eles devem conversar com a criança e com os professores — diz Cunha.

A publicitária Cinthya Magdala Torres já adota a tática da transição gradual com as filhas Maria Fernanda, de 10 anos, e Maria Antônia, de 5. Quando as aulas começarem, as meninas terão que almoçar às 11h, mais cedo que nas férias, porque entram na escola ao meio-dia. Por isso, ela já vai mudando progressivamente a rotina e preparando a família.

— Nem sempre temos disponibilidade para viajar nas férias. Por isso, acabo deixando elas dormirem até mais tarde e liberando uma alimentação menos regrada, como pizza, por exemplo. Não dá para ser “general” o ano inteiro — brinca.

Para incentivar uma alimentação saudável, a nutricionista da clínica Tostes, Bruna Lyrio, recomenda variar nos lanches. Ela sugere combinar iogurte, água de coco ou suco natural com pão integral recheado com queijo minas ou pastas de atum ou frango e uma fatia de bolo caseiro ou fruta.

— É melhor que a água de coco seja sem conservantes e sejam evitadas as bisnaguinhas, porque aumentam muito a taxa de glicose. Pães integrais evitam a prisão de ventre — explica.

FONTE: EXTRA