Volta às aulas: confira dez dicas para economizar na compra do material!

Compartilhe!

009Todo ano é a mesma angústia com a chegada da lista do material escolar, embora no início do ano os pais comprem tudo que foi solicitado é certo que quando chega no meio do ano alguns itens da lista tenham que ser repostos.

A aflição dos pais se da por que o material escolar precisa ser comprado de qualquer forma, então a palavra de ordem é economizar o máximo possível, antes de ir as compras os pais devem verificar em casa quais materiais poder ser reutilizados e depois seguir algumas dicas dos educadores financeiros Mauro Calil e Reinaldo Domingos para economizar na hora das compras do material escolar.

1 – Pesquise

Segundo Calil o primeiro passo é pesquisar bastante, já Domingos destaca a pesquisa pela internet que ajuda muito já que muitas lojas tem preços diferenciados das lojas físicas.

2 – Compre no Atacado

Por que não se reunir com os pais dos colegas de sala de seus filhos e fazer uma compra coletiva, existem alguns itens como lápis de escrever por exemplo que no atacado podem ter desconto de até 90% de desconto.

3 – Reutilize

Reformar uniformes, customizar capas de caderno que ainda  podem ser utilizados, com atitudes simples você evita mais gastos.

4 – Não ligue para personagens

Evite comprar cadernos, lápis, canetas, mochilas com personagens esses produtos podem ser até 3 vezes mais caros.

5 – Negocie Condições

Negocie sempre, se for pagar a vista peça desconto, parcelado sem juros sempre, não esqueça pechinchar ainda é um ótimo negocio.

6 – Compre um mês antes

Não deixe a lista para última hora, procure comprar com antecedência, compre pelo menos um mês antes.

7 – Envolva as crianças nas escolhas

Sempre converse com as crianças, explique que muitas vezes o que eles querem é mais caro, mostre a economia que farão e o que pode ser feito com o valor economizado.

8- Fale com parentes sobre o material escolar

Pergunte aos parentes se eles têm alguns materiais como livros , apostilas ,  uniformes caso eles estudem no mesmo colégio ou escola.

9 – Avalie a lista

Os pais podem se reunir na escola e conversar sobre os itens pedidos, verificar o que pode ser substituído na lista, coisas desnecessárias podem ser excluídas nas próximas listas.

10– Participe das reuniões escolares

Ao participar das reuniões os pais podem falar sobre vários pontos e o que pode ser mudado para não pesar no bolso.

Não esqueça antes de comprar pesquise!

Boas compras.